Novas ações para aplicar o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem são traçadas pelas Instituições de Ensino Superior

08/04/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS), recebeu uma nova visita do CFMV, nos dias 28 e 29 de março, para avaliação dos resultados do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem. Durante as visitas, foram avaliados resultados decorrentes do primeiro semestre de implantação do projeto, realizadas dinâmicas e pensadas novas estratégias para dar continuidade à implantação das metodologias ativas em sala de aula.  

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UCDB, Laura Raquel Ribeiro, a iniciativa é muito importante para o ensino superior, já que trabalha as competências elencadas pelo Conselho Nacional de Educação. “O projeto é essencial, já que o médico veterinário deve ser não apenas tecnicista, e sim ter excelência profissional, o que é exigido pelo mercado de trabalho e pela sociedade”, afirma Ribeiro. 

Segundo a coordenadora, a ação aproxima a relação entre Instituições de Ensino e Conselho Federal e dá segurança à base educacional do médico veterinário. “Vejo essa ação de uma forma universal, alinhada ao que tem sido desenvolvido por órgãos internacionais, contribuindo para que a Medicina Veterinária assuma sua posição na Saúde Única”, diz.

Unoeste

Na semana anterior, nos dias 21 e 22 de março, a Unoeste, em Presidente Prudente (SP), contou com o retorno do Conselho Federal.

Segundo a coordenadora de Medicina Veterinária da Unoeste, Gláucia Prada, o projeto está ganhando força. “Começou tímido, com muitas dúvidas e a necessidade de capacitação dos professores. Para os estudantes, a resistência ainda existe, mas acredito ser um trabalho de formiguinha”, explica Prada.

Já para os professores, tem sido um desafio constante e com superações diárias, o que, para Gláucia, tem trazido mais entusiasmo às salas de aula.

Para o próximo semestre, serão organizadas novas oficinas de capacitação e pensadas estratégias para que os professores que já participam do Projeto estimulem os demais a aderir e experimentar novos métodos de ensino. 

Saiba mais: http://portal.cfmv.gov.br/noticia/index/id/4187/secao/6

Assessoria de Comunicação do CFMV